terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Sobre o Orgulho

"Orgulho não é grandeza, mas inchaço. E o que está inchado parece grande, mas não é sadio" - Agostinho

É impressionante como o orgulho é suficientemente poderoso para mudar as pessoas. É um tipo de corrupção muito comum em nosso meio. Infelizmente ele faz alguém ter uma ideia muito errada de si, faz uma pessoa acreditar que ela é algo que na verdade nunca foi, e pior, faz pensar que as pessoas a veem da forma como ela acredita ser. O orgulho coloca pessoas dentro de "bolhas", cria em torno delas um mundo paralelo, onde elas são, fazem e sem elas nada pode ser feito com perfeição.

O orgulho é um mal capaz de tirar o senso crítico de quem por ele é dominado. Ele coloca nas pessoas a falsa ideia de que com elas é que estão as verdades irrefutáveis e as habilidades para criar, fazer e desenvolver projetos.
Infelizmente o orgulho traz consigo a manipulação, porque pessoas extremamente orgulhosas não suportam ouvir "NÃO", sempre irão atrás do "SIM", mesmo que precisem dissimular e influenciar negativamente os que estão em redor.

O orgulho tira a humildade e injeta a prepotência, ele defrauda o caráter e consegue enganar o próprio orgulhoso.
Das várias semânticas que a palavra orgulho possui, a que trata do amor próprio EM EXCESSO eu considero altamente nociva, pois os excessos acabam fazendo e trazendo o mal.
É desagradável conviver com pessoas que pensam poder liderar o universo e que nunca se sujeitam a sentar, ouvir e aprender. Penso que o orgulho, infelizmente, faz as pessoas pularem etapas do amadurecimento pessoal, porque necessitando aprender, a pessoa acredita que está apta para ensinar; o que é uma terrível falácia.

Vale a pena fazer aquela introspecção diária e pedir que Deus nos ajude a entender nossas inúmeras limitações. Faz bem rever conceitos e reconsiderar opiniões.
É urgente que a voz da razão que diz que somos frágeis e dotados de imperfeição, fale mais alto que as mentiras que ao longo da vida o orgulho cria dentro de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário